16.10.10

Brasil e suas Mulheres

O Brasil e suas Mulheres :um breve olhar sobre a situação da mulher no Brasil até 2008.

Na área profissional

Atualmente, mais de 30 milhões de mulheres estão no mercado de trabalho. 50% delas trabalham no comércio e nas fábricas.

22% trabalham no campo, 16% nas áreas sociais, 9 % na indústria, 3% em outras profissões .

O número de mulheres no mercado de trabalho sobe a cada ano, pois elas se esforcam muito para melhorar cada vez mais sua performance e qualidade em sua profissões.

Salários e Horas de Trabalho

Na maioria dos casos, a trabalhadora brasileira ganha 25% menos do que o homem, trabalhando o mesmo número de horas e no mesmo tipo de trabalho.

Ela acaba trabalhando a mesma quantidade de horas  que o homem, ou seja, 44 horas semanais, mais as horas de trabalho não remuneradas no lar, atividades com os filhos após o expediente de trabalho. Essas tarefas ainda são   executadas, em geral, pelas mulheres. É a tal da dupla jornada.
Uma observação : Embora trabalhando mais do que o homem, a mulher vive mais do que ele.  
A perspectiva de vida para ela é em média de até 74 anos enquanto que para o homem é de 66 anos. Essas médias estão aumentado para ambos a cada tempo devido a melhora na qualidade de vida.
Mulheres  que estudam
60% das mulheres conseguem concluir o 2o. Grau e um curso universitário. Dados do MEC.
Esse esforço todo para frequentar escolas e universidades, suas conquistas intelectuais, suas lutas em geral para melhorar suas condições  de vida na sociedade não significa que elas têm conquistado direitos iguais aos  dos homens. Ainda está longe de isso acontecer, embora tenha havido progresso.
A Brasileira como Empresária
Uma pesquisa da Busness Shool mostra que a Brasileira está à frente das americanas como empresária. A cada 4 mulheres uma é empresária ou tem uma atividade autônoma.
Atualmente são 18 milhões de brasileiros que administram seu próprio negócio. 40% deles são mulheres.
Mulher na Política 
Ela ainda é a minoria na política. O Centro Feminista de Estudos e Assessoria constatou que nas últimas eleições 2.498 mulheres se candidataram para cargos públicos das quais apenas 175 conseguiram se eleger (7% apenas). Dados de 2006.
Esta não uma realidade somente do Brasil, mas do mundo todo. A mulher ainda é minoria absoluta na política em todas as sociedades.
Mulheres que precisam prover a família
Em cerca de 52% das famílias pesquisadas, verificou-se que os salários da trabalhadora brasileira são para cobrir gastos com alimentação da família..
Nesse grupo estão:
  • A mulher casada: 65% do rendimento familiar é coberto pelo salário dela.
  • A solteira com filho: Estas precisam quase sempre assumir sozinha os custos..
  • As casadas, cujos maridos estão desempregados, assumem sozinhas .
  • Observacao: No Brasil, o trabalhador desempregado recebe o salário desemprego apenas 4 meses, depois disso tem que se virar.
  • Viúvas: Se o marido morre e sua pensão não cobre os gastos com a família, ela tem que se virar para manter a família.
Se sabemos que ela já ganha 30% menos do que o homem, podemos imaginar quão difícil é para essa mulher nessa situação
Do Estado a família recebe 15 Reais por Criança como ajuda à família. Para tanto, a criança precisa estar matriculada na escola, se já estiver, naturalmente,  na idade escolar.
Aborto
O aborto é proibido no Brasil. As mulheres lutam há anos para a sua legalizaação  mas sempre esbarram nas questões religiosas e políticas. Muitos parlamentares sofrem grande influência e pressão das igrejas e da população  conservadora. Isto não significa, porém, que o aborto não seja praticado. É feito sim, por profissionais médicos, até mesmo, em clínicas clandestinas ou por pessoas não qualificadas, o que poem em risco a vida de muitas mulheres.
Para tanto, paga-se caro, até mesmo com a própria vida de muitas mulheres. As que sobrevivem,  ainda correm o risco de serem presas.
A violência contra a mulher
23% das Brasileiras sofrem, frequentemente, violência (psíquica ou física) pelos seus maridos.
Mais de 40% das mulheres sofrem graves violências físicas, com ferimentos, em sua própria casa entre 4 paredes.
O governo brasileiro abriu há alguns anos Delegacias da Mulher país afora, justamente para atender  mulheres vítimas de violência no lar.  As delegacias são chefiadas  por delegadas com o propósito de oferecer à mulher vítima de violência assistência jurídica e segurança.
Segundo dados da ONU, a submissão das mulheres já dura 2500 anos, e ela precisará de mais 400 anos para que ela se iguale aos homens em seu direito..
Trabalho de pesquisa preparado por mim para apresentação na Prefeitura de Lübbecke no dia das mulheres em 2008.


Biografia consultada:
  • Conselho Social e Econômico, Nações Unidas, 1992. Relatório do Trabalho de Grupo na Violência contra a Mulher - Viena - Nações Unidas
  • Ipas, 2001. Violência, Gravidez Indesejada e Aborto: Um tema esquecido sobre os direitos da mulher
  • Organização Mundial de Saúde, 1997. Violência contra a mulher. Geneva, WHO.
  • Federação Internacional em Planejamento Familiar. Violência Baseada em Gênero.
  • Ministério do Trabalho

    Os dados serão atualizados após divulgação  do CENSO 2010

Um comentário:

  1. Aw, this was an incredibly good post. Taking a few minutes
    and actual effort to produce a very good article… but what can I
    say… I put things off a lot and don't manage to get nearly anything done.

    Also visit my web page :: reklamy lubin

    ResponderExcluir