6.3.11

Carnaval de Sao Paulo X Carnaval do Rio




Pode-se afirmar que o carnaval de Sao Paulo, hoje, nao deve nada ao Carnaval do Rio. As escolas cresceram no seu tamanho, na qualidade de suas fantasias, alegorias e enredos. E as sambistas, entao, estao sendo até requisitadas  por escolas do Rio de Janeiro para desfilarem nas suas escolas como destaques, neste carnaval.
Para os brasileiros do Brasil isto na é novidade. Mas muitas pessoas que nao estao mais vivendo no Brasil, como eu,  e estrangeiros que visitam o meu Blog talvez gostem de saber disso. Portanto, posto aqui dois vídeos: um de uma escola de Sao Paulo, desfile desde, e outro do Rio de Janeiro, desfile de 2010 para você curtir, se quiser. Bom Carnaval!




4 comentários:

  1. Na boa, Tá certo que SP, durante anos, contratou carnavalescos do Rio para levarem um pouco do know how do carnaval carioca pro de SP, mas ainda vão ter que comer mocotó para poder chegar perto do do Rio. Não é só luxo que faz um carnaval, mas CRIATIVIDADE e TALENTO,sem contar a energia que paira sobre a cidade durante o carnaval. Enquanto o Rio é um manancial de felicidade, SP mais parece um mausoléo. Eu se fosse o prefeito de SP apostaria noutro filão, em vez de querer competir com o Rio em matéria de carnaval, porque a disputa será sempre desigual. Só para vc ter uma ideia, foram quase hum milhão de turistas no Rio contra 30 mil em SP, durante o reinado de momo. Foram três milhões e meio de foliões brincando nas ruas da cidade, enquanto SP ficou vazia.
    É ai que entra a minha ideia: Se eu fosse o Kassabe, eu venderia SP como a grande opção para todos aqueles que detestam carnaval e qeurem fugir, mas não tem para onde. Poderia promover uma maratona de espetáculos teatrais, inclusive com atrações internacionais, que aconteceriam até de madrugada; poderia , também, criar um grande evento gastronômico, exposições; enfim, muitas coisas que não dá para eu relacionar aqui. Só para vc ter uma ideia de que isto daria certo, no própio Rio de Janeiro acontece a maior festa RAVE de rock da América Latina, durante o carnaval, com DJs do mundo inteiro. Esta festa vem sendo realizada há 3 carnavais e sempre BOMBA!! FICA LOTADA. MILHARES DE PESSOAS QUE NÃO CURTEM CARNAVAL SE DIVERTEM DURANTE 5 DIAS SEGUIDOS!
    Por que Sampa não investe em algo parecido, tb? Poxa, Sampa é maravilhosa, nossa um dos melhores lugares para a gente se divertir. Mas não tem nada a ver com carnaval. SP inspira outro tipo de festa. Eu penso que uma cidade é que nem uma pessoa, não adianta vc ficar querendo forçar a barra, insistindo com seu filho para ele fazer medicina, se a vocação dele é para música, entendeu? A gente tem que saber explorar a vocação natural de cada um.
    Na minha opinião, se SP investisse neste filão, iria lotar de turistas no carnaval!...Não adianta querer forçar a barra, porque na cabeça de quem curte a folia, SAMPA não tem nada a ver.
    Eu mesmo, não consigo assistir 5 minutos de desfile das escolas paulistas. Acho tudo amador. Parece que tá faltando algo, não sei explicar. Pode até ser preconceito, mas se é, ele existe não só na minha cabeça, mas na de quase todo mundo. Vc p ode observar o pessoal especializado, que entende do assunto. É lógico que não vão meter o malho, porque querem fazer média, mas eu mesmo já cansei de ver artistas que, em rede nacional, elogiaram o carnaval de SP, quando estão em algum program que só é transmitido aqui pro Rio, mudam de opinião e acabam c riticando o carnaval paulista. E a verdade é esta. São Paulo e carnaval, na minha opi9nião e na dos próprios paulistas, são duas coisas que não combinam.Tanto é que quem tem grana sai de SP e vão para o litoral ou para o Rio!

    Espero que vc compreenda que minha crítica ao carnaval paulista t~em muito mais de construtiva do que simplesmente estar falando mal.
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Oi Belizzi, fiquei feliz que tenha manifestado sua opiniao. Nao fiquei nem um pouco incomodada com as críticas. Foram bem colocadas.
    É que percebo que o carnaval de Sao Paulo vem crescendo bastante, eles têm se esforcado bastando nos últimos anos para por na avenida escolas com mais qualidade e do nível das do Rio também, mesmo sem ter tantos turistas como no Rio para quem mostrar. Rio e sinômino de Brasil para os turistas internacionais. Sempre foi assim. Quando se fala aqui na europa em Brasil, associam logo com Rio e Carnaval e futebol. Esse comportamento, essa reacao européia sao antigos. Embora, sabemos que o Brasil é mais que Rio e é grande demais em tudo para ficar reduzido a Carnaval e Futebol. Muitos estrangeiros ainda pensam assim. Mas vai se fazer o que? Foi isso primeiro que divilgou o Brasil para o mundo. Com toda a informacao, os menos informados sobre Brasil, que é a mioria, reduzem o Brasil a apenas duas coisas.
    Eu como paulista, naturalmente, quis puxar a brasa dessa sardinha também para a minha cidade, também, maravilhosa, e por o carnaval de Sao Paulo um pouco (ou todo) num nível melhor e o comparei com o do Rio. Ehe. Fiz mal?
    Mas, você há de concordar que as nossas escolinhas evoluiram bastante.
    Achei sua posicao sobre a administracao do turismo em Sao Paulo legal e sugiro a você escrever suas sugestoes para alguma área do turismo da cidade.
    Obrigada por sua visita ao Blog e manda sempre sempre seus comentários. Ficarei contente em recebê-los. Um abraco. Cida Roque

    ResponderExcluir
  3. A superioridade do carnaval do Rio de Janeiro é incontestável. Desfiles com muito mais carros alegóricos e muito mais bem feitos, esfeitos especiais de ponta, criatividade superior dos desfiles das escolas, letras dos sambas lindos (alguns até se tornaram consagrados). O sambódromo (com nova reforma) está muito melhor, e ainda tem a Cidade do Samba (com apoio logístico sem precedentes). As escolas de SP melhoraram, é verdade, mas isso só aconteceu, porque vários técnicos do Rio foram para lá, ensiná-los como se faz carnaval de ponta. Tem também a questão dos blocos de rua; enquanto em SP está engatinhando, com uma média de 25 blocos, no Rio, já chega a quase 500 !! Fala sério, é a mesma coisa que comparar Hollywood com Bollywood.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudio, obrigada por postar seu comentário aqui. Realmente vejo que as nossas escolas estao a cada ano melhorando. E quando se compara apenas as escolas, sem o glamour todo da cidade do Rio- cidade ainda mais visitada no Brasil (?) por turistas internacionas o ano todo, somando ao Carnaval de Escolas, cuja tradicao, podemos dizer, comecou com vcs, e é o produto de chamarisco turístico mais importante nessa época, vocês continuam ganhado e tavzez nunca sejam superados nesse sentido,claro.
      Entao, podemos trocar o NADA no meu texto acima por MUITO. Quem sabe? fique melhor e mais próximo da realidade que pretendi passar. Abracos.

      Excluir